quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Uma geração "nem-nem"

 Uma geração “nem-nem” 

 Às 10h, eles mal acabaram de acordar; às 14h, sentam-se à mesa para saborear a comidinha da mamãe; no fim da tarde, estão na lan house mais próxima; e, lá pelas 22h, se produzem para encarar a balada sem hora para terminar. No meio dessa maratona, ainda encontram tempo para perambular por shoppings, encontrar os amigos, ficar horas falando ao celular ou de olhos grudados no videogame.(...) Apelidada pelos especialistas em comportamento de “geração nem-nem”, essa turma cresce e aparece nas pesquisas do IBGE como aquela que nem trabalha nem estuda e tampouco participa das tarefas domésticas. 


Planilha- Orçamento Doméstico

Olá aluno(a)s.
Estou disponibilizando a segunda planilha de gastos domésticos para download, como foi explicado em sala de aula.Faça essa atividade com os pais/responsáveis.
Vale lembrar que o objetivo dessas aulas é apresentar as pessoas informações sobre o planejamento financeiro pessoal, orçamento doméstico, além de outros temas que descrevem ao jovem sobre a importância de se adquiri sobre a educação financeira.
Até mais, 

Prof. Leandro Baia
Planilha-Orçamento Doméstico

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Atividade [Educação Financeira]

Olá alunos(as)
Segue o link para realizarem download da planilha de controle financeiro. Irei explicar o uso dessa planilha na aula de hoje com os alunos 8ºB e 8ºC.
Até mais.
Prof. Leandro Baia

Planilha de Controle Financeiro

Educação Financeira

A educação financeira também pode ser trabalhada de forma interdisciplinar pelos professores do ensino fundamental e médio, inclusive em disciplinas de humanas.
"A educação financeira não precisa ser uma matéria. Ela pode ser desenvolvida em sala de aula pelos professores de qualquer disciplina", analisa Silvia Morais.
Nas aulas de geografia, por exemplo, o tema  pode ser ensinado por meio dos conceitos de blocos econômicos, importações e exportações, IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), PIB (Produto Interno Bruto), crescimento econômico e desemprego estrutural.Em história, os docentes podem trabalhar a contextualização da função do dinheiro na sociedade; em biologia, noções de sustentabilidade, desenvolvimento econômico versus impactos ambientais. Já em sociologia, pode-se abranger a noção de espaço público.
O objetivo desse projeto que será desenvolvido no Colégio PanTerra que os alunos aprendam a lidar com o dinheiro já nas séries iniciais e que desenvolvem uma visão do que eles gastam e o que eles podem poupar, mesmo ainda não tendo uma renda fixa.